Periodontia

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O que é doença periodontal?
Doenças periodontais são infecções que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente “ao redor do dente”. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes.
Na forma mais branda da gengivite, a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto. A gengivite é causada por higiene oral inadequada, e é reversível com tratamento profissional e uma boa higiene oral por parte do paciente.

A causa principal da doença periodontal é a placa bacteriana, película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes. Entretanto, fatores como os citados a seguir também podem afetar a saúde de suas gengivas.

Tratamento da doença periodontal: raspagem e alisamento radicular
O tratamento depende do grau de progressão da doença gengival e da resposta do seu corpo à terapia. Raspagem e alisamento é um método de tratamento da doença periodontal usado quando as bolsas são maiores do que 2 mm.

A raspagem é usada pra remover a placa e o tártaro ou cálculos dentários que estão abaixo da linha da gengiva. Um anestésico local pode ser aplicado para reduzir o desconforto.
Utilizando um instrumento chamado de raspador ou um limpador ultrassônico, o dentista cuidadosamente remove placa e tártaro de toda a profundidade de cada bolsa periodontal. As superfícies da raiz do dente são, então, alisadas ou planificadas. Esse procedimento permite que o tecido gengival cicatrize e também dificulta o acúmulo de placa sobre as superfícies radiculares.

Pode ser necessária a administração de medicações para ajudar a controlar a infecção e dor ou para facilitar a cicatrização. Se bolsas maiores do que 2 mm persistirem após o tratamento, medidas adicionais podem ser necessárias.

Manter uma boa higiene bucal e fazer acompanhamento continuado com o dentista por toda a vida, são importantes para ajudar a evitar a doença periodontal e a possibilidade de sua recorrência.

Fatores que podem afetar a saúde de suas gengivas.

Fumo
O cigarro está relacionado com muitas doenças sérias como o câncer, doenças pulmonares, problemas cardiovasculares e estão também, sob maior risco de apresentar doença periodontal. De fato, estudos recentes demonstraram que o cigarro pode ser um dos mais importantes fatores de risco no desenvolvimento e na progressão da doença periodontal.

Genética
Pesquisas provam que mais de 30% da população pode ser geneticamente suscetível à doenças gengivais. Apesar de bons hábitos de higiene e cuidado oral, estas pessoas podem ser seis vezes mais predispostas a apresentarem doenças periodontais.

Gravidez e Puberdade
Em determinadas fases da vida de uma mulher, estes cuidados devem ser redobrados. Fases como a puberdade e a menopausa, ou ainda períodos menstruais e gravidez, são períodos de intensas alterações hormonais, que podem afetar diversos tecidos do corpo, inclusive as gengivas. Estas podem se tornar sensíveis e até reagir agressivamente a essa flutuação hormonal, o que aumentaria a suscetibilidade à doença periodontal. Além disso, estudos recentes sugerem que mulheres grávidas que apresentam periodontite estão sob um risco sete vezes maior de ter um parto pré-maturo, e bebês de baixo peso.

Estresse
O estresse também é um dos mais importantes fatores de risco no desenvolvimento e na progressão da doença periodontal. Pesquisas demonstram que o estresse torna mais difícil para o organismo lutar contra infecções, inclusive as doenças periodontais.

Medicamentos
Alguns medicamentos como contraceptivos orais, antidepressivos, anticonvulsivos,dentre outros, podem afetar a saúde oral. Assim como você informa ao seu médico sobre os medicamentos que faz uso, você também deve nos informar sobre os medicamentos em uso.

Parafunção
Alguém alguma vez já lhe disse que você range seus dentes à noite? Seu maxilar está dolorido por apertar seus dentes quando você está sob tensão? Apertar ou ranger os dentes submete os tecidos ao redor dos dentes a um excesso de força e pode acelerar a destruição dos tecidos periodontais em caso de doença pré-existente.

Diabetes
Pacientes diabéticos tem um risco maior de desenvolver infecções, incluindo as doenças periodontais. Estas infecções podem diminuir a capacidade do organismo de produzir e utilizar a insulina, dificultando o controle da doença.

Notícias do Blog

Paciente em consulta de Fonoaudiologia com médica especialista - Cirurgia Ortognática

Fonoaudiologia e Cirurgia Ortognática – Qual a relação?

Leia Mais
Mulher sorrindo segurando facetas de porcelana

Saiba mais sobre as Facetas de Porcelana

Leia Mais
Anestesia centro aplicada por médica no ambiente cirúrgico

Você sabe como funciona a anestesia?

Leia Mais

Importância do Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática – 3D

Leia Mais