Entrevista com Dr. Luciano Del Santo – Rádio Nacional BSB

Campanha “Sorria Pela Vida” destaca prevenção de acidentes no trânsito.

30 mil brasileiros sofrem algum tipo de fraturas no crânio e ossos do rosto todos os anos em acidentes de trânsito.

Campanha mundial “Sorria Pela Vida” destaca prevenção de acidentes no trânsito. Todo ano cerca de 30 mil brasileiros sofrem algum tipo de fraturas no crânio e ossos do rosto em acidentes de trânsito. Sobre o assunto o programa Cotidiano conversou com o cirurgião dentista, diretor do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, Luciano Del Santo. Ele conta que o objetivo da campanha é diminuir e minimizar os problemas causados pelos acidentes.

Os homens representam mais de 77% das vítimas, enquanto as mulheres são 22,9%, a maioria com idade entre 15 e 59 anos. A maior parte das vítimas são os motociclistas. Segundo o dentista, na cidade de São Paulo, por exemplo, a cada dois dias, três motociclistas morrem em consequência de acidentes de trânsito, “obviamente isso é um problema nacional”.

O médico Luciano Del Santo diz que a obrigatoriedade do cinto de segurança tem minimizado os danos causados pelos acidentes, mesmo assim o prejuízo de mortes e sequelas, como traumas de face e de crânio, são enormes: “muitas vezes porque o passageiro do banco trazeiro estava sem cinto de segurança”.

Acompanhe esta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, no ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília.