Endodontia

O que é a Endodontia?

“Endo” em grego significa “dentro” e “odonto” em grego significa “dente”.

Tratamento endodôntico tem como objetivo tratar o interior do dente, é o tratamento de canal.

No interior do dente, abaixo do esmalte há uma camada de tecido também duro chamado dentina. E abaixo desta, um tecido mole conhecido como polpa (ou nervo), o qual estende se desde a coroa até a extremidade das raízes. Na polpa estão presentes vasos sanguíneos, terminações nervosas e tecido conjuntivo. Região responsável pela formação e vitalidade do elemento.

Ilustração de Tratamento de Canada

Por que é preciso realizar o tratamento de canal?

O tratamento endodôntico se faz necessário quando há alguma alteração pulpar, entre elas: inflamação, contaminação, infecção, trauma ou em alguns casos de reabilitação protética do dente. Quando não tratada a inflamação ou infecção pulpar, pode levar a dor intensa e até formação de abscesso.

A sensibilidade dolorosa pode estar associada ou não a estímulos, entre eles: térmicos (frio e calor), mecânico (durante a mastigação) entre outros. Alguns sinais também podem ser indícios de alteração pulpar, como: alteração de cor ou inchaço na gengiva ao redor do dente. Vale ressaltar, que existem casos sem sintomatologia alguma.

O tratamento em si, consiste na remoção da polpa inflamada ou infectada. Com o objetivo de limpeza e desinfecção do interior dos canais. Essa etapa é realizada com o uso de líquidos auxiliares para melhor assepsia, além do uso das limas (pequenas agulhas). As quais têm a função de alargar e modelar os canais. Quando realizada a desinfecção por completa a região é obturada, preenchida com cones de gutapercha e cimento vedando qualquer espaço presente.

Notícias do Blog

Paciente em consulta de Fonoaudiologia com médica especialista - Cirurgia Ortognática

Fonoaudiologia e Cirurgia Ortognática – Qual a relação?

Leia Mais
Mulher sorrindo segurando facetas de porcelana

Saiba mais sobre as Facetas de Porcelana

Leia Mais
Anestesia centro aplicada por médica no ambiente cirúrgico

Você sabe como funciona a anestesia?

Leia Mais

Importância do Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática – 3D

Leia Mais