Estética Dental

Uma das coisas que mais motivam a interação social é a expressão manifestada pelo sorriso das pessoas. Esse gesto simples de amabilidade e simpatia é o convite para viabilizar qualquer relação, além de ser capaz de elevar a autoestima do paciente e liberar as conhecidas endorfinas, que causam a sensação de felicidade e bem estar.

Dentística Restauradora

A Dentística Restauradora é a área da Odontologia que atua na recuperação da forma e função de dentes afetados pela doença cárie e por traumas.

O maior vilão da Dentística Restauradora é a cárie, doença de causa multifatorial que leva a deterioração da estrutura dentária, podendo causar sensibilidade/dor e comprometimento estético.

As resinas compostas são atualmente o material de eleição para a restauração de dentes cariados, por serem materiais resistentes e muito estéticos (possuem uma ampla gama de cores, sendo possível selecionar a cor da restauração de acordo com o dente natural do paciente).

Quais procedimentos estão relacionados a essa área?

  • Restaurações de dentes cariados
  • Restaurações extensas de laboratório do tipo inlay / onlay
  • Colocação de pino intrarradicular
  • Coroas unitárias (metalocerâmicas / metalfree )

Dentística Cosmética & Estética

A Dentística Cosmética / Estética é a área da Dentística que atua sobre dentes saudáveis com o intuito de melhorar a harmonia do sorriso (melhorar a forma, alinhamento, contorno e cor dos dentes).

Quais procedimentos estão relacionados a essa área?

Clareamento Dental
Tratamento cosmético que visa a obtenção de uma cor de dentes mais clara e mais luminosa, através do uso de um gel clareador que irá eliminar pigmentos incorporados ao dente. Existem dois métodos de tratamento: o caseiro (paciente utiliza moldeiras com o gel clareador em casa por um determinado número de horas) e o de consultório (o gel é aplicado no consultório, em uma concentração mais forte). Os métodos podem ainda, ser combinados.

Facetas de Porcelana
As facetas de porcelana são laminas extremamente finas feitas em cerâmica, que serão cimentadas sobre o dente do paciente. São indicadas quando não há harmonia no sorriso, recuperando a autoconfiança e a autoestima do paciente. Elas permitem clarear os dentes, corrigir dentes mal posicionados, manchados e escurecidos; aumentar o tamanho e o volume dos dentes, corrigir a curvatura, dentre outros.

Lentes de Contato
Com a evolução das propriedades ópticas e principalmente mecânicas das cerâmicas odontológicas, hoje é possível construir estruturas cerâmicas ultra-finas (lentes de contato dentárias) com apenas 0,2 mm de espessura que possibilitam um tratamento altamente estético e minimamente invasivo, com mínimo desgaste ou em determinadas situações nenhum desgaste dentário. As lentes de contato são normalmente indicadas por razões estéticas, sendo capazes de corrigir desde pequenas imperfeições de forma dental até dentes anteriores com pequenas fraturas ou com diastemas.

Neoface Cirurgia Maxilofacial

Quais procedimentos estão relacionados a essa área?

  • Clareamento dental
  • Facetas de resina composta
  • Facetas de porcelana
  • Fechamento de diastemas (espaços entre os dentes)
  • Substituição de restaurações em amálgama de prata
  • Recontorno estético de dentes conóides (dentes com formato inadequado)
  • Aumento de bordas incisais desgastadas pelo bruxismo

Perguntas Frequentes:

O amálgama de prata esta proibido há anos em diversos países da Europa por possuir mercúrio em sua composição e atualmente foi também proibido no Rio de Janeiro. O mercúrio é um metal altamente tóxico, que não sai do organismo, podendo causar efeitos colaterais para a saúde geral dos pacientes. Ao abolirmos o seu uso em nossa clínica, estamos também evitando danos ao meio ambiente e aos profissionais que aqui trabalham e não inalam suas partículas no ambiente de trabalho. 

O Amalgama não tem adesão à estrutura dentária e requer um preparo muito extenso para a sua fixação a cavidade, fazendo com que o profissional desgaste o dente muito além da lesão cariosa. Dessa forma, torna o remanescente dental mais suscetível a fraturas.

A sensibilidade pós operatória esta relacionada a uma serie de cuidados com o passo a passo da restauração e com a escolha de sistemas adesivos de qualidade.

Conseguimos minimizar muito sua ocorrência seguindo um protocolo restaurador rígido. No entanto, ainda que todos os cuidados sejam tomados, ela pode sim ocorrer, sendo que o grau de inflamação do dente também irá influenciar na sensibilidade pós operatória.

É de suma importância que o paciente faça retornos periódicos para a manutenção de suas restaurações. Nessas consultas será feito novo polimento das resinas para a manutenção de sua lisura e brilho, aumentando sua longevidade e evitando o acúmulo de placa bacteriana sobre ela.

.

Não, o clareamento não promove nenhuma perda de estrutura dental.

O clareamento dental tem como único possível efeito colateral a sensibilidade dentinária. O paciente será devidamente orientado a como proceder para minimizá-la.

 

Não. Cada pessoa possui um limiar de clareamento diferente, determinado geneticamente; e, quando atingido, os dentes param de clarear.

Notícias do Blog

Afinal, como é o tratamento da apneia obstrutiva do sono?

Leia Mais

O que é a disfunção da ATM e como tratá-la?

Leia Mais
Paciente em consulta de Fonoaudiologia com médica especialista - Cirurgia Ortognática

Fonoaudiologia e Cirurgia Ortognática – Qual a relação?

Leia Mais
Mulher sorrindo segurando facetas de porcelana

Saiba mais sobre as Facetas de Porcelana

Leia Mais