Fellowship em Cirurgia Bucomaxilofacial 2021

Estágio de longa duração (01 ano) em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Histórico

Nosso programa de Fellowship é extensivo à área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, desenvolvido em parceria com instituições hospitalares nas quais a equipe Neo Face se relaciona.

As atividades do programa compõem aulas teóricas, reuniões com discussão de casos clínicos, laboratórios de simulação realística, ambulatórios com avaliação pré e pós-operatórias, reabilitação fisioterápica e acompanhamento de procedimentos cirúrgicos em ambiente hospitalar com aprendizado em cirurgia ortognática, trauma bucomaxilofacial, cirurgias da ATM aberta e por via artroscópica e ainda patologia bucomaxilofacial.

Coordenador: Dr. Luciano Del Santo

  • Diretor Clínico e Coordenador da Equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Clínica Neo Face;
  • Chefe de Equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial dos Hospitais Samaritano Higienópolis, Paulista e do Hospital Alvorada / Moema;
  • Faculty Internacional – IBRA;
  • Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela UNESP/Araraquara;
  • Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial;
  • Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo HospHel/SP;
  • AOCMF Fellowship – Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf – Hamburgo, Alemanha;
  • Fellowship em Artroscopia da ATM – Hosp. Universitário – Badajoz, Espanha;
  • Fellowship em Cirurgia da ATM – Ninth People’s Hospital – Shanghai, China;
  • Fellow International Association of Oral and Maxillo Facial Surgeons (IAOMS);
  • Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial;
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
Dúvidas: cursos@neoface.com.br

1.1 Todas as atividades ambulatoriais, cirúrgicas e de reabilitação da equipe Neo Face serão desenvolvidas durante o período seguindo um fluxo descrito e realizados conforme escala nas instituições envolvidas.
1.2 Todas as atividades cirúrgicas somente serão realizadas nos hospitais nos quais a equipe da Neo Face está credenciada, na cidade de São Paulo.
1.3 Possuímos acordo de cooperação técnico-científica com o Siedi – Scientific Innovation and Education Development Institute – para uso das instalações e equipamentos em determinadas atividades acadêmicas.
1.4 O candidato terá uma experiência internacional do candidato em algum centro de referência parceiro da Neo Face, conforme possibilidades existentes. Devido à pandemia do Covid 19 e ao fechamento de fronteiras de determinados países, tal intercâmbio poderá ser alterado ou adequado conforme disponibilidade de datas.
1.5 O candidato aprovado e devidamente matriculado não poderá desempenhar outras atividades profissionais no período de realização do programa, devendo se dedicar exclusivamente às atividades previstas no respectivo programa.
1.6 No dia do processo seletivo, será realizada uma apresentação à todos os candidatos do nosso programa e de todas as atividades clínicas e cirúrgicas da Neo Face.

2.1 O programa de Fellowship tem duração de 01 ano com dedicação integral, com carga horária de 2.080 horas, além de plantões à distância em hospitais que a equipe realiza retaguarda, conforme escala previamente ajustada.

3.1 O programa disponibilizará uma Bolsa de Estudos ao candidato aprovado no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mensais durante 12 meses.

Poderão se inscrever no processo seletivo os(as) candidatos(as) que atenderem os seguintes requisitos:
4.1 Profissionais graduados em Odontologia em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que sejam especialistas ou pós graduados em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
4.2 Candidatos ainda concluintes de programas de especialização ou residência com término previsto até o dia 26 de fevereiro de 2021.
4.3 A inscrição ao programa implica em total conhecimento e tácita aceitação de todas as condições estabelecidas, nas quais o candidato não poderá alegar, sob nenhuma hipótese, desconhecimento.

5.1 O período das inscrições para o programa Fellowship se inicia no dia 7 de dezembro de 2020 às 07h00min. e se encerra impreterivelmente no dia 08 de janeiro de 2021 às 23h59min.
5.2 O candidato necessita pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), que deverá ser paga através de depósito ou transferência bancária na c/c do Banco Inter n. 077 – Agência 0001– c/c 29191998 – CNPJ/MF sob nº 32.872.703/0001-04 em nome de Neo Face Cursos e
Treinamentos Ltda
5.3 Caso o candidato desista de realizar o processo seletivo, o valor referente à taxa de inscrição não será devolvido.
5.4 O candidato necessita preencher uma ficha de inscrição disponibilizada no site www.neoface.com.br/cursos/formulario-fellowship
5.5 Documentação exigida no ato da inscrição:
OBS: Todas as cópias abaixo deverão ser enviadas digitalmente através do email: cursos@neoface.com.br tendo no título do email o nome do candidato.
Documentos exigidos:
a) Requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo candidato (ANEXO 1)
b) Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição
c) Cópia de um documento pessoal válido em todo o território nacional com foto
d) Carteira de registro do Conselho de Odontologia
e) Título de Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CBCTBMF) ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bucomaxilofacial (SOBRACIBU)

* Para aqueles que ainda não possuem o título de especialista até o período das inscrições, enviar uma carta
de apresentação do coordenador do programa de pós graduação que estará finalizando o respectivo
programa até 26 de fevereiro de 2021.
f) Curriculum Vitae (Plataforma Lattes) atualizado, contendo cópias documentais em anexo.
g) O Candidato estrangeiro poderá se inscrever no processo seletivo, desde que possua diploma revalidado e
registro no Conselho Federal de Odontologia e possua visto de permanência no Brasil.
h) Após a efetivação da inscrição, não serão permitidas alterações nas informações e nem acréscimos de
documentações no Curriculum Vitae.

6.1. A seleção dos candidatos constará de quatro etapas sucessivas, sendo as três primeiras no sábado dia 23 de janeiro de 2021 a partir das 08h00, a saber:
1ª ETAPA – Prova eliminatória (objetiva de múltipla escolha) – serão classificados os 05 (cinco) primeiros aprovados ou mais, se houver empate com o 5o. candidato. Os candidatos classificados nesta fase, estarão aptos para a 2a etapa.
2ª ETAPA – Prova Prática – Apresentação de Caso Clínico
3ª ETAPA – Entrevista
4ª ETAPA – Análise do Curriculum Vitae.

6.2. Os candidatos deverão se apresentar 30 (trinta) minutos antes do início da realização de cada prova, munidos de documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação ou Carteira do CRO), lápis e caneta esferográfica azul ou preta.
6.3. Durante as provas não será permitida a utilização de nenhum tipo de aparelho eletrônico ou qualquer outro material que possa ser manuseado para consulta.
6.4. Todas as etapas serão realizadas no auditório do Centro de Estudos do Hospital São Luiz Itaim, situado à Av. Santo Amaro 722, Vila Clementino, São Paulo – SP, 04506-000, Brasil
6.5 Qualquer alteração do local das provas, os candidatos serão avisados antecipadamente.

1ª ETAPA – PROVA OBJETIVA – Sábado – 23/01/2021 – Das 08h30 às 11h30

  • Prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório, com três horas de duração, contendo 70 (setenta) questões do tipo múltipla escolha, contendo cada questão um enunciado e cinco alternativas identificadas pelas letras a, b, c, d, e, sendo que cada questão terá apenas uma única resposta correta.
  • O conteúdo abordará conhecimentos do conteúdo programático e baseada na bibliografia recomendada (ver conteúdo programático).
  • Os candidatos somente serão aceitos para o exame até o horário previsto para o início das provas e não será permitida a entrada de retardatários.
  • Não será permitido, em hipótese alguma, o uso de aparelhos eletrônicos de qualquer natureza (telefones celulares, agendas eletrônicas, máquinas calculadoras, etc.), na sala do exame. O candidato que fizer uso de aparelho eletrônico, durante a prova, estará sob pena de imediata retirada da sala de exame e automática desclassificação na prova. As questões rasuradas serão anuladas.
  • Serão classificados para a segunda etapa os 05 (cinco) candidatos que obtiverem as maiores notas na prova específica ou mais candidatos, no caso de empate de notas com o 5º candidato.
  • O gabarito da prova será fixado em local a ser definido pela equipe Neo Face, ao final desta etapa.
  • A listagem, em ordem alfabética dos candidatos aprovados para a segunda etapa será divulgada verbalmente, no dia 23/01/2021, às 12h00.

2ª ETAPA – PROVA PRÁTICA – Sábado – 23/01/2021 – Das 14h00 às 15h30

Somente para os 05 primeiros colocados, ou mais, no caso de empate com o último colocado.

Os candidatos deverão trazer 04 casos clínicos realizados durante o seu programa de especialização ou residência, sendo:

  • 01 caso de cirurgia ortognática
  • 01 caso de trauma bucomaxilofacial
  • 01 caso de patologia bucomaxilofacial
  • 01 caso de cirurgia da articulação temporomandibular ou reconstrução bucomaxilofacial
  • A apresentação dos candidatos realizar-se-á em ordem alfabética.
  • Haverá um sorteio realizado pela equipe Neo Face, escolhendo um tema a ser apresentado.
  • O candidato terá 10 minutos para apresentação do caso e 05 minutos para arguição da banca examinadora.

3ª ETAPA – ENTREVISTA – Sábado – 23/01/2021 – Das 15h30 às 18h30

Será realizada uma entrevista com os 05 candidatos classificados para a 2a. etapa, abordando assuntos relacionados à especialidade (produção científica, experiências profissionais e acadêmicas), obedecendo a ordem alfabética dos nomes dos classificados.

4ª ETAPA – ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE

  • Será efetuada pela equipe Neo Face posteriormente às etapas anteriores.
  • Cada documento apresentado e avaliado será pontuado somente em um critério de pontuação, não podendo ser pontuado novamente em outro critério, sendo que exclusivamente será considerada a primeira citação do documento (ver pontuação do Curriculum Vitae).
  • Nenhuma titulação ou comprovante poderá ser agregado à análise curricular após entrega da documentação exigida para a inscrição.
  • O preenchimento da vaga oferecida pelo programa de Fellowship em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da equipe Neo Face será́ feito de acordo com a classificação final, em ordem decrescente, do candidato que alcançar o maior número de pontos, resultante da soma das notas obtidas nas etapas.
    • A classificação final será estabelecida da seguinte forma:
      • A 1ª etapa peso 3
      • A 2ª etapa peso 3
      • A 3ª etapa peso 2
      • A 4ª etapa peso 2
  • Se houver empate entre os candidatos, expresso pela média final, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:
    • 1º – Maior nota na primeira etapa
    • 2º – Maior nota na análise de Curriculum Vitae.
  • Caso haja desistência de algum candidato, mesmo que haja iniciado o programa, será convocado o próximo candidato aprovado, no período máximo de 60 dias após o início do programa.
  • O candidato aprovado deverá comparecer a clínica Neo Face para apresentação e assinatura do termo de compromisso do programa.
  • O não comparecimento no período indicado implicará em perda da vaga. O candidato excedente que for convocado terá́ prazo de dois dias úteis para realização da matricula.
  • Será automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que não comparecer a alguma das etapas e/ou não apresentar a documentação exigida.
  • O resultado final do processo seletivo com todos os classificados será divulgado no dia 29 de Janeiro de 2021 a partir das 09:00 horas no site www.neoface.com.br/cursos
  • O candidato receberá um certificado ao final do programa com o histórico de suas atividades e realizará um relatório das suas atividades com todos os procedimentos realizados.
  • O candidato que não assinar o Termo de Compromisso será considerado desistente.
  • O programa de Fellowship em Cirurgia Traumatologia Bucomaxilofacial da equipe Neo Face se iniciará no dia 01 de março de 2021.
  • ANATOMIA E FISIOLOGIA CRÂNIO-FACIAL
  • AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA E EXAMES COMPLEMENTARES
  • EMERGÊNCIAS MÉDICAS
  • ASSEPSIA, ANTISSEPSIA, ESTERILIZAÇÃO E BIOSSEGURANÇA
  • PRINCÍPIOS DE TÉCNICA CIRÚRGICA
  • REPARAÇÃO TECIDUAL
  • TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA
  • ANESTÉSICOS E TÉCNICAS ANESTÉSICAS
  • EXODONTIAS (DENTES INCLUSOS E ERUPCIONADOS)
  • CIRURGIAS DO PERIAPICE
  • CIRURGIAS COM FINALIDADE PROTÉTICA
  • IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS
  • INFECÇÕES MAXILOFACIAIS
  • TRATAMENTO DAS SINUSOPATIAS
  • BIÓPSIA
  • AFECÇÕES DAS GLÃNDULAS SALIVARES
  • CISTOS E TUMORES BUCO-MAXILO-FACIAIS
  • NEURALGIA DO TRIGÊMEO
  • AVALIAÇÃO INICIAL DO PACIENTE POLITRAUMATIZADO
  • TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
  • FRATURAS FACIAIS
  • TRATAMENTO DAS DEFORMIDADES DENTOFACIAIS
  • TRATAMENTO DAS AFECÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR
  • RECONSTRUÇÃO DA REGIÃO CRANIOMAXILOFACIAL
  • Andrade, E.D. Terapêutica medicamentosa em odontologia. São Paulo, Artes Médicas, 1999
  • Araujo, A. Cirurgia Ortognática, Santos Livraria ed., 1a ed, 1999
  • Arnett, G. W.; Mclaughlin, R. P. Planejamento facial e dentário para Ortodontistas e Cirurgiões Bucomaxilofaciais, São Paulo: Artes Médicas, 2004
  • Barros, J.J.; Souza, L.C.M. Traumatismo buco-maxilo-facial. São Paulo, 2.Ed., Ed. Roca, 2000
  • Dingman, R. O.; Natvig, P.; Cirurgia das Fraturas Faciais. São Paulo: Santos Júnior, 1983
  • Ellis II, E., Zide, M.F. Surgical approaches to the facial skeleton. Wavery Co., 1a ed., 1995
  • Epker, B.N., Fish, L.C. Dentofacial deformities. Integraded orthodontic and surgical correction. vol. I e II, C.V. Mosby Co., 1a ed., 1986
  • Fonseca, R.J., Walker, R.V. Oral and maxillofacial trauma. Philadelphia: Saunders, 1991. 1251p.
  • Gregori, C.. Cirurgia Buco-Dento-Alveolar. São Paulo: Sauer, 1996
  • Hammer, B. Orbital fractures: diagnosis, operative treatment, secondary corrections. Germany, Hogrefe & Huber Publishers, 1995
  • Kaban, L.B. Pediatric oral and maxillofacial surgery. Philadelphia, W.B. Saunders, 1990
  • Kaban, L.B., Progrel, M.A., Perrot, D.H. W.B. Complications in oral and maxillofacial surgery. Saunders Co., 1a ed., 1997
  • Kruger, G.O. Cirurgia Bucal e Maxilo Facial, Guanabara Koogan, 1a ed., em Português, 1984
  • Kruger, G.O.. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Buenos Aires: Mundi, 5a Edição, 1982
  • Malamed, S.F. Manual de anestesia local. Rio de Janeiro, 5.ed, Rio de Janeiro: Elsevier. 2005. 320p.
  • Medeiros, P.J. Cirurgia dos dentes inclusos: extração e aproveitamento. São Paulo, Livraria Santos, 2003
  • Medeiros, P.J.; Medeiros, P.P. Cirurgia Ortognática para Ortodontistas. São Paulo: Santos, 2 ed., 2004. 330p.
  • Miloro, M. et al. Princípios de Cirurgia Bucomaxilofacial. São Paulo: Santos, 2 ed., vol I e II, 2008
  • Misch, C.E. Implantes Dentários Contemporâneos, 2a ed, São Paulo: Ed. Santos, 2000
  • Neville, W.B. et al. Patogia Oral & Maxilofacial. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1998
  • Peterson, L.J., Ellis III, E., Hupp Jr., Tucker, M.R. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005. 880p.
  • Prein, J. et al. Manual of internal fixation in the cranio-facial skeleton:techiniques recommended by the AO/ASIF Maxillofacial group . Germany, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 1998
  • Regezi, J.; Sciubba, J. J.. Patologia Bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991
  • Rowe, J.; Willians, J. L.. Maxillofacial Injuries I-II. London: Churchill Livingstone, 1994
  • Sonis, S.T.; Fazio, R.C.; Fang, L. Medicina Oral. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1989 497p.
  • Topazian, R . G.; Goldberg, M. H.. Infecções Maxilofaciais e Orais. São Paulo; Santos, 1997. 650p.

Estágio extracurriculares na área de CTBMF ou Patologia Oral
TOTAL 3,0 pontos

  • Estágios extra-curriculares na área de Patologia Oral ou Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em Instituição Pública, com carga horária mínima de 180 horas (1,5 pontos por certificado de estágio apresentado). O certificado deverá ser assinado pelo Diretor da Instituição de realização do Estágio.

Atividade de pesquisa e iniciação científica na área de CTBMF ou Patologia Oral.
TOTAL 7,0 pontos

  • Participação em grupos de pesquisa ou projetos de pesquisa regulares da instituição de ensino, obrigatoriamente com bolsas de iniciação científica com duração mínima de 02 semestres e com certificado/declaração expedita pelo orientador do grupo de pesquisa (1,0 ponto por participação)
  • Publicações em anais de congresso de temas na área de cirurgia (0,2 pontos)
  • Publicações na área de CTBMF ou Patologia Oral em revistas/periódicos de circulação nacional que seja no mínimo Qualis B3 (segundo avaliação da CAPES) (0,5 ponto por publicação). Considera-se para efeito de contagem dos pontos carta de aceite do periódico.
  • Publicação na área de CTBMF ou Patologia Oral em revistas/periódicos internacionais, que sejam no mínimo Qualis B3 (segundo avaliação da CAPES) (1,5 pontos por publicação). Considera-se para efeito de contagem dos pontos carta de aceite do periódico.

Moisés João Bortoluzzi Júnior

Dúvidas: cursos@neoface.com.br